Por que eu não saio do universo das startups?

Transcrição do vídeo Por que eu não saio do universo das startups? — Learning in Public 3

Ontem eu vi um podcast, chamado Fechatag, do Montanha (um programador que a gente conhece da comunidade [de desenvolvimento]). Ele convidou o Matheus Marsiglio, que é um outro programador, umas das minhas referências, uma pessoa que acho sensacional. Talvez seja a pessoa que eu mais gosto de ver palestrando sobre programação. Ele falava justamente sobre isso: sobre esse universo de startups que brilha o olho dele. E eu concordo muito com muito do que ele falou e eu acho que posso falar por mim [também].

Eu trabalho aqui na StartSe, que é uma startup... Primeiro de tudo, pra você saber o que é uma startup, tem um livro muito famoso que se chama The Lean Startup (em inglês), mas eu já li somente em português, que é o Startup Enxuta, do Eric Ries. Ele fala que a definição de startup é "uma instituição humana que cria um produto ou serviço pra um conjunto de pessoas", geralmente esse produto ou serviço vem carregado de tecnologia. Isso é uma startup. Como assim?

Um exemplo esdrúxulo: uma padaria é uma empresa normal, que vende pães e vende comida, principalmente. Mas pensa bem numa padaria diferente. Pensa numa padaria que não abre pro público; você só consegue pedir através de um aplicativo; os pães que ela faz não tem glúten; as comidas que ela faz são saudáveis, sem açúcar e tudo mais; quando você pede na sua casa, um drone vem e leva a comida pra você e você paga através de Bitcoin. Isso é uma startup. Uma padaria nova, diferente, que cria produtos e serviços.

Faltou eu falar ainda nessa definição de startups que essas instituições humanas, que criam produtos e serviços pra um conjunto de pessoas estariam inseridas em um ambiente de extrema incerteza. Esse exemplo da padaria é um ambiente incerto; é algo, digamos assim, novo, que precisa testar. Então isso seria uma startup. A gente pode ver exemplos famosos aí: Nubank, iFood, Uber... que hoje já estão mais estruturadas, mas nasceram como startups.

Eu estou nesse ambiente há 4 anos e meio, quando cheguei na StartSe. A StartSe não uma startup de tecnologia propriamente dita, é uma startup de educação. Agora que está virando a chavinha pra ser uma empresa tech e eu acho que é isso que vai fazer ela decolar de vez. Precisa ser uma empresa tech pra crescer.

Mas por que eu gosto tanto desse ambiente. Assim como o Matheus falou lá no podcast, realmente é um ambiente muito flexível. Isso, pra mim, tem valor incomensurável. Ter seu tempo pra fazer suas coisas... Você não precisa seguir uma regra, das 9h às 17h, regra de que todo mundo segue. Você faz o seu tempo. Se você quiser acordar 5h da manhã pra entregar o que você tem que entregar e acabar 10h da noite, problema é seu. Você faz pra entregar. É muito focado em entregas, focado em resultado, muito focado em gerar valor. Eu acho isso sensacional.

Outro ponto interessante também que eu vejo que não só a StartSe faz, mas outras startups também, é a possibilidade de você virar sócio do negócio. Então aquilo é seu, literalmente seu. Algumas empresas fornecem stock options, ações; então, você ali, realmente faz parte daquele ecossistema.

Eu fui contratado como programador júnior, há 4 anos e meio atrás, e você definitivamente não só faz o que você tem que fazer, você faz muito mais. Então você "apaga incêndio", você trabalha com vendas, você edita vídeos, criar artes... você faz o que aparecer. Você tem que lidar com cliente, você tem que ligar pra ele, negociar. Então, claro, não é todo lugar, toda startup que é assim, mas to falando pelo meu exemplo.

Isso tem um valor gigantesco. É uma "puta" experiência pra você. Você não só está focado ali no seu quadrado, mas você está aberto pra conhecer o negócio inteiro. Acho que essa é uma oportunidade única. A gente costuma brincar que 1 ano de startup vale uns 5 pra empresas tradicionais.

Então o video é só pra documentar isso. Pra falar que eu realmente estou imerso, eu amo esse universo de startups, pretendo seguir por muito tempo ainda, porque acredito muito que é focado em resultado, em criar soluções pra resolver problemas das pessoas.

O Brasil está cheio de problema e acredito muito que as pessoas que estão envolvidas nesse universo conseguem ajudar de uma forma diferente e muito eficaz.

Se você também trabalha numa startup e também curte esse universo, bora trocar uma ideia aí, bora conversar. Se você quiser mandar mensagem, estou sempre aberto. Minhas DMs estão sempre abertas. Estou sempre disposto a conversar, trocar ideias. Se quiser comentar aqui também, a gente pode conversar mais sobre isso.

Se você também discorda de mim e acha que isso é uma baboseira, pode comentar aqui que a gente pode trocar mais ideias sobre isso.

Um abraço, até mais!

Comments: